Seu benefício de aposentadoria por incapacidade foi cessada? Fique tranquilo, no presente artigo iremos falar como você poderá reestabelecer este benefício, confira até o final!
Antes de entrarmos no tema em tela, importante lembrar que a aposentadoria por incapacidade é concedida ao trabalhador que estiver impedido de exercer qualquer atividade laborativa.
Ou seja, ele não está apenas impedido de exercer a profissão, mas também impossibilitado de ser reabilitado em qualquer outra profissão.
O benefício deve ser pago enquanto persistir a invalidez e o segurado pode ser reavaliado a cada dois anos pela Autarquia.
Neste sentido, a aposentadoria por incapacidade pode ser cessada pelo INSS caso seja constatado que o seguro esteja apto para voltar ao mercado de trabalho!
Mas fique tranquilo! Caso você esteja passando por este tipo de situação, é possível reestabelecer o benefício!
Existem várias razões pelas quais o benefício pode ser cessado, como
• a falta de documentos necessários para comprovar a continuidade da incapacidade ou;
• a falta de conhecimento do médico que realizou a perícia.
Caso o benefício seja negado, o contribuinte tem três opções: aceitar a decisão e retornar ao trabalho, entrar com uma decisão administrativa ou entrar com uma ação judicial.
O ideal é procurar um advogado especialista em Direito Previdenciário que irá analisar o caso e tomar as medidas necessárias para que o seu benefício seja reestabelecido seja por medida administrativa ou pela via judicial!