Na data de 01/12/2022 o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou uma decisão de fevereiro que permite que aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenham direito à chamada “revisão da vida toda”.
Importante ressaltar que essa revisão poderá ser pedida pelos trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS antes de julho 1994 e que se aposentaram há menos de 10 anos antes da reforma da previdência.
Para saber se entrar com o pedido de revisão será vantajoso, basta você conferir se você se encaixa em pelo menos uma das situações listadas abaixo:
- Recebiam altos salários antes de 1994;
- Passou a receber uma remuneração menor após 1994;
- Realizou poucas contribuições após 1994.
Algumas das vantagens da revisão da vida toda incluem:
- Aumento do valor da aposentadoria: Se for encontrado algum erro ou omissão no histórico de contribuição, a revisão da vida toda pode levar a um aumento no valor da aposentadoria.
- Receber os valores em retroativo: Além de aumentar o valor da sua aposentadoria, o INSS deverá pagar todos os valores que deixou de pagar de forma retroativa.
- Maior tranquilidade financeira: Não é novidade que estamos passando por uma situação difícil em nosso país, deste modo, com o aumento da revisão da vida toda você irá dispor de mais recursos financeiros para viver uma vida mais tranquila!
Para ingressar com o pedido de revisão de aposentadoria ou benefício, você deverá entrar com ação judicial. É importante ressaltar que o beneficiário deve procure um advogado especialista para realizar o seu cálculo tendo em vista que essa revisão poderá diminuir também o valor que você já recebe se não for feito de forma certa!
Portanto, se você está em dúvidas e entende que está recebendo menos do que deveria, procure um advogado especialista em direito previdenciário de sua confiança para mais informações!