O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu uma solução para receber as cópias de documentos de segurados que precisam cumprir exigências para que a análise de seus pedidos de benefícios sejam concluída. As agências implantaram um drive-thru.
O modelo de serviço já é muito utilizado por diversos segmentos para venda de produtos de maneira segura e rápida, durante o período de pandemia no Brasil.
No caso do INSS, a ideia é que o cidadão encontre urnas nas portas das agências, nas quais poderão deixar um envelope lacrado e devidamente identificado, com as cópias de documentos solicitados pelo órgão para avaliação.
A medida, chamada pelo INSS como “exigência expressa”, foi testada nesta semana em alguns pontos em São Paulo e, devido ao bom desempenho, será oficialmente estendida a todo o estado de São Paulo a partir desta terça-feira (3).
Com o fechamento das agências devido à quarentena e a consequente suspensão dos prazos para entrega de documentos, o INSS paulista tem no cumprimento de exigência o seu maior gargalo para conclusão das análises de benefícios. Do total de benefícios a serem analisados(329,6 mil), 170 mil dependem de entrega de documentos para um próximo passo.
Desde o fechamento das agências físicas, o instituto tem divulgado que documentos podem ser enviados digitalizados pelo aplicativo Meu INSS ou no site oficial. Mas, segundo o INSS, grande parte dos segurados que requer benefícios previdenciários tem dificuldade para utilizar a internet.
O instituto disse que se o drive-thru funcionar no estado de São Paulo, poderá ser estendido a todo o país.
O prazo para o cumprimento da exigência (entrega de documentos) continua suspenso e isso não mudará com a implementação do drive-thru. A suspensão será mantida até, pelo menos, a reabertura das unidades de atendimento, que estão previstas para voltarem de forma parcial em 13 de julho.
Mas, ao antecipar a entrega por meio das urnas ou de maneira digital, o cidadão aumenta a possibilidade de acelerar a liberação do benefício solicitado.
Entrega de documentos
Os cidadãos que optarem pela entrega expressa, deve levar cópias legíveis e sem rasura da documentação solicitada, coloca-las em envolipe lacrado e depositá-lo em uma das urnas disponíveis nas unidades do INSS. Não haverá emissão de protocolo para essas entregas.
Além dos documentos solicitados, é preciso colocar no envelope uma cópia de um documento de identidade com foto do segurado, como RG ou carteira de habilitação.Também é preciso fazer uma declaração de próprio punho, com assinatura, responsabilizando-se pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.
Do lado de fora do envelope, é preciso identificá-lo com as seguintes informações:
- Nome completo do segurado;
- CPF;
- Endereço com CEP;
- Telefone com DD e telefone para recado com nome de quem procurar;
- E-mail, se tiver;
- Data em que o evelope está sendo deixado na agência.
O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 7h Às 13h.
fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/43593/inss-faz-drive-thru-para-entrega-de-documentos-no-estado-de-sao-paulo/