O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento fundamental para profissionais que desempenham atividades de risco. Ele contém informações detalhadas sobre as atividades laborais do trabalhador e é obrigatório para solicitar a aposentadoria especial.
O PPP foi criado em 2004 para substituir antigos formulários, e é de responsabilidade do empregador fornecer o documento no processo de desligamento da empresa.
Contudo, sabemos que muitas empresas fecham e acabam não fornecendo o PPP para os seus trabalhadores, deste modo, no post de hoje iremos mostrar para você como conseguir o PPP de uma empresa que fechou!
Para conseguir o PPP de uma empresa que fechou, é recomendável seguir os seguintes passos:
1. Verificar se a empresa deixou algum tipo de contato, como telefone ou endereço de e-mail, para que você possa entrar em contato e solicitar o PPP;
2. Procure o seu sindicato, no sindicato, é comum que existam dados sobre a empresa, os documentos e outras informações que podem te ajudar a encontrar os responsáveis. Existem sindicatos que podem fazer a emissão do PPP (exemplo: vigilantes e seguranças), desde que tenha acesso aos laudos ambientais (LTCAT, PPRA, PCMSO, etc);
3. Pesquise por processos de aposentadoria de ex-funcionário da empresa. Outros ex-funcionários podem ter entrado com ação na Justiça para ter direito ao reconhecimento do trabalho especial para fins de aposentadoria. Assim, você conseguirá usar essas informações no seu pedido de aposentadoria especial no INSS.
4. Se a empresa foi vendida ou incorporada por outra, tente entrar em contato com a nova empresa e verifique se eles possuem cópias do PPP.
Ressaltamos que o PPP é um documento importante e necessário para solicitar a aposentadoria especial, por isso é recomendável fazer todos os esforços para obtê-lo.
Portanto, procure sempre um advogado especialista caso você não saiba como conseguir o PPP para sua aposentadoria especial!